Alimentação vegana POPular
Acessibilidade
Veganismo acessível não é exclusivo, é inclusivo. Não é para alguns; é para todos!
Entendemos que, para ser acessível de verdade, a comida deve:
- Ser barata
- Ter um paladar acessível (saboroso e familiar à maioria das pessoas)
- Ser facilmente "entendível" (aqui a gente tem "feijoada de feijão branco", e não "cassoulet")
- Estar facilmente disponível (por exemplo uma pizza congelada vegana à venda em mercadinhos de bairro; ou uma refeição vegana muito fácil de pedir e fácil de pagar no delivery, com apenas poucos cliques)
- Evitar acumular restrições (do tipo "além de ser vegana, nossa comida é sem glúten, sem soja, low carb etc. Aqui não!)
Preços baixos
Antes que você pergunte: sim, o POP Vegan Food gera lucro.
Como isso é possível com os preços que praticamos? Fácil:
- Volume. Nós servimos mais de 1.500 clientes por dia e estamos presentes em centenas de pontos de venda. De grão em grão…
- Escolha de ingredientes. Não, você não verá com frequência no nosso cardápio um prato feito à base de cogumelos shitake, castanha de caju e aspargos. Temos uma política de CMV (Custo de Mercadoria Vendida) que é bastante rígida e é acompanhada bem de perto - usando ingredientes de boa qualidade mas que não sejam caros.
- Compras. Para vender refeição a R$14-17, não dá pra comprar nenhum ingrediente a um preço mais alto do que o seu valor de mercado. Temos centenas de fornecedores diferentes e estamos sempre fazendo novas cotações - para garantir que estamos sempre pagando o melhor preço possível. Muitas vezes, compramos insumos em grandes quantidades, diretamente das fábricas, e não de distribuidores ou atacadistas.
- Gestão de KPIs. Os nossos KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho) - tais como CMV, margens de contribuição de cada produto, taxas percentuais de erros/atrasos, etc. - são acompanhados de perto semanalmente.
Pratos familiares
Aqui a gente tem burger, pizza, queijos, moqueca, feijoada, lasanha… Somos obcecados por fazer pratos baratos e deliciosos, mas também pratos que remetam à cultura alimentar da maioria das pessoas. A maioria de nós não nasceu vegetariana, e muitos dos nossos clientes ainda comem animais. Nosso lema é não reinventar a roda. Procuramos sempre servir pratos que as pessoas conhecem e gostam – em versão vegana e com preço baixo.
70% dos clientes não são sequer vegetarianos
Pesquisas feitas com clientes do Pop Vegan Food mostram que pelo menos 70% deles não são sequer vegetarianos. São clientes não especificamente pelo fato da comida ser vegana, mas pelo fato de acharem a comida gostosa e barata.
Segundo pesquisa do IPEC (2021), 46% dos brasileiros ficam sem comer carne pelo menos 1x por semana, por vontade própria. O Pop Vegan Food quer fazer a sua parte para que esses 46% tirem os animais do prato cada vez com mais frequência; e para que esse percentual aumente rapidamente. Pelos animais, sempre!
Congelados veganos baratos
Sabemos que uma dificuldade de popularizar o veganismo é o preço de alguns produtos veganos congelados no supermercado, já que geralmente são mais caros do que os produtos de origem animal.
Sabemos que isso é uma questão apenas circunstancial, pois futuramente (com ganho de escala/demanda) os produtos veganos tendem a se tornar quase sempre mais baratos (afinal, se quase 10kg de soja são necessários pra produzir 1kg de carne, como é possível o burger de carne ser mais barato do que o burger de soja?). Mas enquanto isso não acontece, o que podemos fazer?
No POP Vegan Food a gente decidiu que vai fazer a nossa parte para que esses produtos cheguem lá na gôndola sempre com preço igual ou mais baixo do que os equivalentes de origem animal. Nosso Catupop é mais barato do que o (ou similar ao) cream cheese de origem animal; nosso cheddar também; nossa calabresa moída também; nosso burger congelado também; nossa pizza congelada e todos os nossos produtos da linha POP.